quarta-feira, 3 de setembro de 2014

O USO DO BLOG NA EDUCAÇÃO: MAIS UM ALIADO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM






Os blogs devem ser encarados como uma nova forma de atrair os alunos para um mundo que sempre sofreu muita discriminação por parte deles, o da escrita e leitura. Isso é possível, pois o blog tem algumas características que esta nova geração está acostumada, tais como: dinamismo, acesso rápido à informação, comunicação e socialização.



1 - OBJETIVOS DO TRABALHO

      Apresentar aos alunos do Curso de Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica a utilização da ferramenta BLOG na atividade pedagógica.



2 - HISTÓRICO

        O termo weblog foi primeiramente utilizado em dezembro de 1997, por Jorn Barger, que introduziu em sua página Robot Wisdom, pequenos comentários e links. Quase dois anos depois, Peter Merholz desmembrou a palavra weblog para formar a frase we blog ("nós blogamos") na barra lateral de seu blog Peterme.com.


      De acordo com Marinho (2007: 02), a ferramenta virtual blog em seus primórdios, foi utilizada pelos adolescentes, como um diário virtual. Na atualidade, pode incorporar recursos variados de imagem, estática ou em movimento, e de sons.
      
     

3 - POTENCIALIDADES DA FERRAMENTA



     3.1 - Autoria e co-autoria
     
       Os blogs permitem a produção e a divulgação de material de maneira multimidiática e hipertextual. Para Marinho (2007:02), como exercício de escrita os blogs possibilitam o efetivo exercício de todas as etapas que a caracterizam, como o rascunho, a edição, a organização, a pré-escrita, a leitura da prova, a publicação e a revisão

        Entendemos que os blogs possibilitam a co-autoria, pois os leitores podem ampliar reflexivamente ou argumentar contrariamente as postagens. 


     3.2 - Comunicação bilateral

           Os blogs oportunizam comunicação bidirecional autor-leitor. Além disso, podem servir como termômetro para se avaliar a compreensão de conteúdos postados.


     3.3 - Divulgação e arquivamento

            
      Os blogs possibilitam uma maneira dinâmica de publicação do trabalhos, perpassando, inclusive os muros da escola. Podem se transformar nos arquivos de conteúdos multimídia, como vídeos e áudios, facilmente recuperáveis.


     3.4 - Registro de trabalho 


       A facilidade de arquivamento e recuperação das informações permite o registro e o monitoramento da produção, da interação e da colaboração entre os pares. Cabe lembrar que é preciso deixar claros critérios de avaliação, caso essa esteja prevista.


     3.5 - Interação assíncrona 
 

           Em um blog, todos podem acompanhar, comentar e opinar sobre as postagens  feitas na página, desde que ele tenha sido figurado para aceita-las. Também podem sintetizá-las. O fato de a interação nos blogs ser assíncrona possibilita comentários mais reflexivos e a discussão qualitativa das postagens.



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