Os blogs devem ser encarados como uma nova forma de atrair os alunos para um mundo que sempre sofreu muita discriminação por parte deles, o da escrita e leitura. Isso é possível, pois o blog tem algumas características que esta nova geração está acostumada, tais como: dinamismo, acesso rápido à informação, comunicação e socialização.
1 - OBJETIVOS DO TRABALHO
Apresentar aos alunos do Curso de Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica a utilização da ferramenta BLOG na atividade pedagógica.
2 - HISTÓRICO
O
termo weblog
foi primeiramente utilizado em dezembro de 1997, por Jorn
Barger,
que introduziu em sua página Robot
Wisdom,
pequenos comentários e links.
Quase dois anos depois, Peter
Merholz desmembrou a palavra weblog
para formar a frase we blog
("nós blogamos") na barra lateral de seu blog
Peterme.com.
De
acordo com Marinho (2007: 02), a ferramenta virtual blog em
seus primórdios, foi utilizada pelos adolescentes, como um diário virtual. Na
atualidade, pode incorporar recursos variados de imagem, estática ou em
movimento, e de sons.
3 - POTENCIALIDADES DA FERRAMENTA
3.1 - Autoria e co-autoria
Os blogs
permitem a produção e a divulgação de material de maneira multimidiática
e hipertextual.
Para Marinho (2007:02), como exercício de escrita os blogs
possibilitam o efetivo exercício de todas as etapas que a caracterizam, como o
rascunho, a edição, a organização, a pré-escrita, a leitura da prova, a
publicação e a revisão
Entendemos que os blogs
possibilitam a co-autoria,
pois os leitores podem ampliar reflexivamente ou argumentar contrariamente as
postagens.
3.2 - Comunicação bilateral
Os blogs
oportunizam comunicação bidirecional autor-leitor. Além disso, podem servir
como termômetro para se avaliar a compreensão de conteúdos postados.
3.3 - Divulgação e arquivamento
Os blogs
possibilitam
uma maneira dinâmica de publicação do trabalhos, perpassando, inclusive os
muros da escola. Podem se transformar nos arquivos de conteúdos multimídia,
como vídeos e áudios, facilmente recuperáveis.
3.4 - Registro de trabalho
A
facilidade de arquivamento e recuperação das informações permite o registro e o
monitoramento da produção, da interação e da colaboração entre os pares. Cabe
lembrar que é preciso deixar claros critérios de avaliação, caso essa esteja
prevista.
3.5 - Interação assíncrona
Em um blog,
todos podem acompanhar, comentar e opinar sobre as postagens feitas na página, desde que ele tenha sido
figurado para aceita-las. Também podem sintetizá-las. O fato de a interação nos
blogs ser
assíncrona possibilita comentários mais reflexivos e a discussão qualitativa
das postagens.
Legal!!!!��
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